Apresentação


O Espaço Viveka constitui-se de diferentes áreas de ação, concebendo a Criatividade como necessidade básica para o desenvolvimento humano. 

Os ambientes dedicados às Artes abrem contato com diferentes produções, beneficiando a construção e a apropriação das mais variadas linguagens expressivas.

Ao articular variadas áreas de conhecimento, o Espaço Viveka, que em sânscrito significa “discernimento”, pretende ampliar visões de mundo, transitar entre o pessoal e o cultural e estimular a busca de significações mais profundas para a vida. 

Ao ampliar a compreensão sobre nós mesmos, sobre nossos convivas, sobre a Existência Humana, busca promover o equilíbrio e a integração de experiências individuais, que dialoguem com nosso entorno, em convivências mais democráticas e harmônicas. 


        Instalações


A escola Ziarte Viveka, há vinte anos atuando na Zona Leste de São Paulo, desenvolve práticas em seus ateliês de desenho, pintura, escultura, introduzindo gramáticas visuais e história da arte (brasileira e internacional).

Os Espaços Psi compõem-se de profissionais da psicologia, favorecendo o desenvolvimento da psique, através de intervenções educativas e/ou terapêuticas.

A intervenção educativa (psicopedagogia) contribui para o desenvolvimento criativo, partindo da aprendizagem formal e das dificuldades apresentadas nessa área, possibilitando a expansão de nossas potencialidades.

 A Sala Anita desenvolve encontros especiais como cursos, workshops, debates, contação de histórias, saraus, trabalhos corporais e tantos outros, contando com a participação de profissionais de diferentes áreas de atuação.

  Bimestralmente alternam-se várias séries como: 

- O Despertar dos Sentidos: encontros para a leitura de uma obra de arte visual, para um conto ou poema literário, para um mito grego, dentre tantas outras possibilidades;

- Série Perfil: palestras sobre a vida e a obra de um determinado artista ou um movimento de arte;

- Vivências: narrativas de experiências profissionais e/ou pessoais, abrindo espaço para assuntos das mais variadas categorias como psicologia, saúde, educação etc;

- Sessão Pipoca:  sessões de cinema com comentários;

- Encontro com Artistas: trata da experimentação viva com a produção de artistas convidados, para aproximação do público com a arte contemporânea;

- Percepções Urbanas: uma série de passeios turísticos, para a apreciação artística, arquitetônica e paisagística da cidade.

 O CaféZinho para os momentos de pausa e descontração. O Espaço Viveka oferece um saboroso café regado a batepapo e muitas trocas, desde as culinárias às mais afetivas, envolvendo significativas inspirações.

 A Biblioteca, especializada em História da Arte brasileira e internacional, dialoga com a

 A Videoteca, contendo um acervo de filmes em DVD e mídias informatizadas, sobre as mais variadas áreas do conhecimento além das artes, como a filosofia, a história, a educação, dentre outras.

Passagem, posicionado no caminho entre o 1º e o 2º andar, funciona como uma vitrine, para expor obras de artistas convidados. A cada 45 dias passa-se o espaço para outro artista (confira as imagens).


      Profissionais Regulares do Espaço


Aceli de Assis Magalhães 

- Psicóloga (Mestre em Psicologia pela PUC / SP e Doutora pelo IP/USP)


Cynthia Mazzonni
- Psicóloga especialista em Psicopedagogia pela Universidade São Marcos.

Léia Freire
- Artista Plástica / Ceramista.
- Professora no curso de Escultura, Design em Cerâmica e Mosaico da Ziarte.
- Participante do conselho deliberativo da Ziarte-Viveka

Luíz Octávio Rocha
- Artista Plástico, Curador e Arte Educador formado pela Universidade São Judas Tadeu.
- Desenvolve projetos culturais para diretorias de ensino do Governo do Estado de São Paulo.
- Atua como professor para as turmas de Arquitetura e Urbanismo e Desenho Industrial da 
UNINOVE (Universidade Nove de Julho).
- Participante do conselho deliberativo da Ziarte-Viveka.

Miguel Días Olmos
- Psicólogo Clínico e Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP

Zilpa Magalhães
- Artista Plástica, Curadora e Arte Educadora formada pela Faculdade Belas Artes de São Paulo.
- Atuou no Projeto de Formação para Professores de CEIs e EMEIs (Prefeitura da Cidade 
de São Paulo): “Artes Visuais na Educação Infantil”.
- Coordenadora dos cursos de História da Arte e Linguagem Visual da Ziarte.
- Participante do conselho deliberativo da Ziarte-Viveka.

 

 



Copyright© 1998-2010               Última atualização: Fevereiro de 2010